Controlo Legionella

Os surtos de Legionella podem ter origens múltiplas, entre as quais torres de arrefecimento, sistemas de ar condicionado e de águas quentes em edifícios, entre outros, mas competirá à Autoridade de Saúde coordenar e identificar a origem dos focos, com quem a Águas de São João EM SA, no âmbito da sua atividade, mantém contactos regulares.

De qualquer forma, a Águas de São João EM SA tem implementados rigorosos sistemas de monitorização e controlo da qualidade da água, nas componentes que constituem o sistema de abastecimento de água até à entrada das redes prediais dos Clientes.

Esta atividade é ainda complementada com a realização de múltiplas análises a diversos parâmetros da qualidade da água, com recurso a laboratórios externos acreditados, parâmetros que incluem a pesquisa e quantificação periódica de bactérias do género “Legionella”.

Aproveitamos ainda para informar que não existem quaisquer registos positivos dos agentes Legionella no histórico de resultados, tanto nos mais recentes, como nos restantes do ano de 2025.

Estes resultados, em conjunto com os resultados dos restantes parâmetros monitorizados, e o cuidado tratamento e desinfeção garantem a qualidade e segurança da água distribuída para consumo humano e demais usos domiciliares.

Os resultados de 2025 podem ser consultados abaixo.