Infra-estruturas
A água que abastece São João da Madeira provém do fornecimento efectuado pela Águas do Douro e Paiva, S.A. e de captações subterrâneas próprias.
As captações próprias estão associadas a duas Estações de Tratamento (Ribeiros e Roupal) que são geridas e exploradas pela Águas de São João, E.M., S.A. Na estação de Ribeiros existe ainda uma estação elevatória para adução da água captada e tratada aos reservatórios.
O abastecimento do concelho utiliza 5 reservatórios que alimentam uma rede com aproximadamente 113 km de extensão. De um modo geral o abastecimento aos munícipes é gravítico, exceptuando uma pequena zona na qual é efectuado com recurso a hidropressores.
Para monitorização da rede, controlo e redução de perdas, esta está subdividida em 16 Zonas de Medição e Controlo (ZMC).
![]() |
![]() |
Reservatório RA | Estação de Tratamento de Água dos Ribeiros |
As águas residuais (saneamento) são drenadas através de uma rede com aproximadamente 80 km, na qual quase todo o escoamento é efectuado por gravidade, existindo apenas duas pequenas estações elevatórias (Outeiro e Fundões).
A rede de drenagem encaminha as águas residuais para emissários que se desenvolvem a Nascente e Poente do concelho, que por sua vez descarregam o efluente na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Salgueiro, na qual é garantido o seu tratamento antes de ser devolvido ao meio aquático em linha de água. A gestão dos emissários e da ETAR, está a cargo da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria.
As Águas de São João, E.M. S.A., têm ainda a seu cargo a gestão e manutenção da rede de drenagem das águas pluviais, com aproximadamente 84 km, totalmente gravítica, e que encaminha as águas pluviais para as linhas de água existentes no Concelho.