Avisos

Arranque de campanha telefónica

20 Junho, 2025

Estimados clientes, informamos que dia 23/06/2025 irá arrancar uma campanha telefónica para pro[...]

Avarias

Telefone : 962 145 711

(Custo de uma chamada para a rede móvel nacional)

Contacto Geral

Avenida da Liberdade

3701-956 S. João da Madeira

Telefone: 256 100 700

(custo de uma chamada para a rede fixa nacional)

Leituras: 800 200 308

(chamada gratuita)

Fax: 256 100 709

(custo de uma chamada para a rede fixa nacional)

E-mail: geral@aguasdesjoao.pt

Qualidade 1

Sistema de controlo de qualidade

A água fornecida no município de São João da Madeira tem três origens distintas, nomeadamente, a água captada, tratada e fornecida pela a entidade gestora em alta ( Águas do Douro e Paiva) e a água captada e tratada pela AdSJ nas ETA’s de Ribeiros e Roupal. Esta água é armazenada, elevada e distribuída por 4 zonas de abastecimento, sendo elas , SJM-Alta, SJM-Baixa, SJM-Ribeiros e SJM-Roupal.

O tratamento da água captada pela AdSJ, consiste no bombeamento de água proveniente de captações subterrâneas para um tanque de água bruta onde é feita a desinfeção, a correção do ph, após esta etapa a água passa por um sistema de filtragem e é armazenada num reservatório de água tratada pronta para ser distribuída.

A qualidade da água distribuida pela AdSJ está sujeita a um rigoroso processo de controlo, que inclui a realização de um número elevado de análises, de acordo com os seguintes Programas:

  • Programa de Controlo da Qualidade da Água (PCQA), que é definido com base nos critérios legais em vigor e submetido à aprovação da entidade reguladora (ERSAR), com periodicidade anual;
  • Programa de Controlo Operacional, também preconizado pela legislação e estabelecido para complementar as análises previstas no PCQA.

O Programa de Controlo da Qualidade de Água é imposto por lei e obriga à realização, por laboratório acreditado, de várias análises em amostras colhidas, ao longo do ano, em pontos de consumo da rede de distribuição – mais concretamente, na torneira do consumidor. Os pontos de amostragem são rigorosamente selecionados de forma a serem representativos e abrangem, entre outros clientes, unidades de saúde, ensino e estabelecimentos da área da restauração.

Qualquer não conformidade detetada é imediata e obrigatoriamente comunicada à Entidade Reguladora, (ERSAR) e ao Delegado de Saúde. Sempre que necessário, a AdSJ implementa as medidas corretivas adequadas e procede à recolha de novas amostras para assegurar a qualidade da água distribuída.

Conforme imposto pela legislação, todos os resultados de qualidade são divulgados trimestralmente, por meio de edital, e enviados anualmente à entidade reguladora.

A prática das AdSJ ultrapassa largamente as exigências legais traduzidas no PCQA. Para além do controlo da qualidade da água efetuado na torneira do consumidor, a AdSJ implementa o Programa de Controlo Operacional, tendo em vista a monitorização da água nas estações de tratamento, reservatórios e outros pontos da rede não previstos no PCQA. Neste domínio, as análises são realizadas quer por laboratório acreditado, quer através dos equipamentos portáteis da AdSJ, que permitem obter resultados fiáveis e imediatos dos parâmetros analisados. O controlo dos processos de tratamento realizado pela AdSJ é diário, o que permite uma atuação eficaz caso seja detetado qualquer desvio aos valores esperados.