Notícias

Campanha “Feche a Torneira” – Ministério do Ambiente

Imagem2

 

Tendo em conta o estado de seca severa que o País atravessa e no sentido de apelar para a racionalização dos consumos e tomada de medidas, a Águas de São João, EM SA , alia-se à campanha lançada pelo Ministério do Ambiente, em que é recomendada uma reflexão sobre o consumo da água.

Para mais informações sobre a campanha lançada pelo Ministério do Ambiente por favor consulte http://www.fecheatorneira.pt/

Selo de Qualidade de Abastecimento de Água para Consumo Humano – 2017

selo

A Águas de São João EM SA foi novamente uma das entidades distinguidas com o “Selo de Qualidade de Abastecimento de Água para Consumo Humano”,  no âmbito dos “Prémios e Selos de Qualidade dos Serviços de Águas e Resíduos – ERSAR 2017″, uma iniciativa da Entidade Reguladora organizada em parceria com o jornal Água&Ambiente.

Segundo a ERSAR, o objetivo deste galardão é “evidenciar as entidades prestadoras de serviços de abastecimento público de água que, no último ano de avaliação regulatória, tenham assegurado uma qualidade exemplar da água para consumo humano”

A atribuição dos selos tem por base dados quantitativos do sistema de avaliação da qualidade dos serviços tendo, nesta edição, sido considerados os dados de base e indicadores de qualidade de serviço relativos a 2016.

Os selos de qualidade , foram entregues aos vencedores na 12ª edição da Expo Conferência da Água, que se realizou em Lisboa nos dias 7 e 8 de Novembro de 2017.

 

Para mais informações consulte o Comunicado da ERSAR

Desconto Cartão Sénior – Alteração ao Método de Desconto

Imagem2

Estimado utilizador, de acordo com deliberação aprovada pela Câmara Municipal, publicada em DR, informamos que foi aplicado diretamente na fatura, o desconto correspondente ao Cartão Sénior B, nos termos e regras estabelecidos no respetivo diploma legal.

Edital 654 2017

Novo tarifário dos serviços prestados pela Águas de S. João EM SA

Imagem2

Vimos por este meio informar que entrou em vigor no dia 01 de Março de 2017 um novo tarifário relativo aos serviços prestados por esta empresa.

Este novo tarifário pode ser consultado nos nossos serviços de atendimento ou no nosso site.

INFORMAÇÃO – FALHA DE ABASTECIMENTO DIA 10/11/2016

Imagem2

 

Verificou-se ontem, cerca das 19h30, uma quebra no fornecimento de água que afetou as zonas da cidade abastecidas pelo reservatório RM localizado na Rua José Soares da Silva. A intervenção imediata do piquete técnico das Águas de S. João permitiu reiniciar o abastecimento a partir das 22h00.

Nas operações de restabelecimento da alimentação de água foram realizadas todas as manobras técnicas possíveis para minimizar os efeitos da turvação da água.

Entretanto, foram já tomadas medidas para impedir a repetição da ocorrência, que se deveu a uma conjugação muito improvável de fatores. Na análise subsequente identificou-se ainda uma oportunidade de melhoria que resultou na criação de um piquete de Apoio ao Cliente que funcionará em permanência e em articulação com o Piquete Técnico, o que permitirá dar pronta informação aos nossos clientes a todo o tempo.

Lamentando o transtorno causado, agradecemos a melhor compreensão.

Daniel Filipe Matias

Diretor Geral

Restituição de Cauções – Prazo alargado até 31 de Dezembro de 2015

Imagem1O Decreto-Lei nº 195/99, de 8 de Junho, veio proibir a exigência de prestação de caução, aos utilizadores do tipo doméstico, para garantir o cumprimento de obrigações decorrentes do fornecimento dos serviços públicos essenciais previstos na Lei nº 23/96 de 26 de Julho, exceto nas situações em que o fornecimento seja restabelecido na sequência de interrupção decorrente de incumprimento contratual imputável ao consumidor.

Para regulamentar a restituição das cauções prestadas pelos consumidores, o legislador alterou o regime jurídico com a publicação do DL 100/2007 de Abril de 2007, que veio, por um lado, estabelecer novos procedimentos e prazos de restituição e, por outro, atribuir ao então Instituto do Consumidor, agora Direção-Geral do Consumidor, a responsabilidade pela restituição.

Como tal, em obediência às instruções do DL 100/2007, as entidades prestadoras do serviço identificaram os consumidores a quem a caução não tinha sido restituída e transferiram os montantes respetivos para a Direção-Geral do Consumidor, que a partir daquela data ficou responsável pela restituição aos clientes que as reclamassem no prazo de 5 anos. O direito de reclamação terminara, assim, em 2012.

Entretanto, foi recentemente introduzida uma segunda alteração ao regime jurídico vigente, com a publicação do DL 2/2015 de 6 de Janeiro, que alargou, até 31 de Dezembro de 2015, o prazo para os consumidores requererem à Direção-Geral do Consumidor a restituição das cauções nos casos em que esta não tenha sido restituída.

Nos termos do mencionado decreto-lei os pedidos de restituição deverão ser dirigidos à Direção-Geral do Consumidor e instruídos com uma declaração comprovativa do direito de restituição, a emitir pela Entidade Gestora.

Sucede que esta Entidade Gestora aguarda, ainda, que a Direção-Geral de Consumidor envie as listas previstas, por forma a proceder à sua divulgação e emitir as respectivas declarações.

Para mais esclarecimentos poderá consultar a circular refª O-000735/2015, emitida pela Entidade Reguladora, que esclarece mais detalhadamente o novo procedimento.

Água da rede pública de S. João da Madeira com qualidade exemplar

selo-de-qualidade

Selo de qualidade atribuído pela entidade reguladora nacional ERSAR. Distinção recebida pelas “Águas de S. João” pela segunda vez consecutiva.

A empresa municipal “Águas de S. João” recebeu o Selo de “Qualidade exemplar da água para consumo humano”, atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR). A distinção foi entregue no decorrer da 9.ª Expo Conferência da Água, que se realizou recentemente no Centro de Congressos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).
Assim, as “Águas de S. João” estão pela segunda vez consecutiva entre as entidades prestadoras de serviços de abastecimento público de água que asseguraram uma qualidade exemplar da água para consumo humano, atestada pela correspondente avaliação regulatória.

“Este é mais um reconhecimento da entidade reguladora nacional de que a água da rede pública de S. João da Madeira é 100 por cento de confiança”, realça o Presidente da Câmara, Ricardo Oliveira Figueiredo, a propósito da distinção atribuída às “Águas de S. João”.Para obter este selo de qualidade, a empresa municipal de águas e saneamento de S. João da Madeira, teve que registar 100% de cumprimento do número de análises agendadas no programa de controlo de qualidade da água (PCQA) aprovado e 99% ou mais de cumprimento dos valores paramétricos.

Esta iniciativa resulta de uma parceria entre a ERSAR e o Jornal Água&Ambiente, com a colaboração da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos e do LNEC.